sábado, 25 de maio de 2013

COMENTÁRIO BÍBLICO: "VOCÊ ESTÁ SEGUINDO JESUS DE PERTO OU DE LONGE?"



Quando Pedro toma a atitude de negar que é discípulo do Senhor Jesus publicamente expondo negativas e caindo em si após o cantar do galo mostra o que está oculto aos olhos de todos, mas que está dentro de si. Apesar de usar palavras como - "Eu nunca abandonarei o senhor, mesmo que todos o abandonem!"(Mc 14.29) - a fraqueza humana falou mais alto. E por quê? Porque a distância era algo que Pedro devia vencer. Talvez você pergunte: " - Como Pedro estava distante, se durante os três anos e meio do ministério de Jesus ele andou ao seu lado?" O próprio Senhor disse: "Pois onde estiverem as suas riquezas, aí estará o coração de vocês." (Mt 6.21) O coração dele ainda não estava inteiramente voltado para o evangelho apesar de o vermos nos relatos dos evangelhos em todos os lugares onde Cristo andou. Quando li Marcos 14.66-72 que relata Pedro negando Jesus e retrocedendo alguns versículos antes a maneira que ele se portou: "Pedro seguiu Jesus de longe...(54)" Notei que seguir Jesus de longe foi o que levou Pedro o negar e quando estou falando de longe, não é longe apenas fisicamente e sim com o coração. Estar longe com o coração significa priorizar outras coisas em detrimento ao Reino.
 Quando o Senhor disse: "Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas. "(Mt 6.33) Sintetizou a verdade sobre seguir de perto ou seguir de longe, pois quem segue de perto prioriza o Reino e o que está longe despreza e nega o Reino. Muitos tem criticado Pedro e lançam pedras em sua trágica experiência em negar o Senhor, porém fazem a mesma coisa com atitudes semelhantes o dia todo. Cristãos negam o Senhor usando palavras torpes, com mentiras, com injurias, com calúnias, com comportamentos anti- cristão e fazem isto, porque estão seguindo o Senhor de Longe. Quem segue de longe em vez de orar vive dormindo, em vez de ler a Bíblia desperdiça o seu tempo lendo literaturas que não edificam, quem está longe anda falando o que não convém no lugar de estar anunciando as boas novas. Para Pedro o remédio para fazer a distancia desaparecer foi a cruz, pois antes dela ele estava longe, mas após a crucificação do Senhor ele pode reconhecer que o seu lugar não era estar longe, e sim, perto e este perto nas dimensões da alma, espírito e corpo. O mesmo remédio dado a Pedro está disponível a todas as pessoas, basta se voltar para cruz e passar seguir Jesus de perto!

"MAS AGORA, UNIDOS COM CRISTO JESUS, VOCÊS, QUE ESTAVAM LONGE DE DEUS, FORAM TRAZIDOS PARA PERTO DELE PELA MORTE DE CRISTO NA CRUZ." Efésios 2.13

NTLH - NOVA TRADUÇÃO LINGUAGEM DE HOJE

Autor: Pastor Paulo Francisco

Nenhum comentário:

Postar um comentário