sábado, 25 de maio de 2013

COMENTÁRIO BÍBLICO: "DAR E DEVOLVER"

 


Apoio de vocabulário:
Clérigo: Individuo da classe eclesiástica (obreiro)

Comentei com minha esposa o fato de nós cristãos, ou evangélicos (termo em moda nos dias atuais) necessitarmos de referenciais nos meios de comunicação, pois não há uma seleção coerente e qualquer pessoa assume a possibilidade de falar, escrever ou mostrar ideias perturbadoras aos ensinamentos bíblicos influenciando novos convertidos e simpatizantes ao erro e a apostasia. Outro dia sintonizei uma rádio e entre tantos programas bons (na verdade não conheço todos e não sou crítico radiofônico) tive a infelicidade de ouvir um colega (clérigo) de uma certa denominação usando seu horário para lançar críticas ferozes a outras igrejas, outros cristãos e monopolizando a salvação, ou seja, restringindo a graça a sua denominação, fazendo assim, o qué é conhecido como heresia. Ouvi sua programação durante uns quinze minutos, tempo suficiente para constatar uma enxurrada de besteiras que o pequeno espaço me impede de comentar, porém, mesmo assim, quero destacar uma delas para que o caro leitor possa comigo refletir sobre uma grande verdade bíblica que exponho em tela:
"O CRISTÃO DÁ SEU DÍZIMO E A SUA OFERTA, OU EM ATITUDE DE OBEDIÊNCIA, AMOR, GRATIDÃO E INTIMIDADE DEVOLVE UMA PARTE DAQUILO QUE O SENHOR DEUS LHE CONFIOU?"
Quando ouvia a programação de rádio, tal clérigo afirmava: -"Se você dá o seu dízimo nesta igreja mundana você esta incentivando o erro! Se você dá sua oferta nesta igreja de porta larga você está ajudando a Satanás!" Sei que a intenção deste cidadão era fazer algum cristão fraco de entendimento parar de contribuir em sua igreja e passar a ajudar a única igreja verdadeira (a dele é lógico!), o que para tanto passou o endereço dela e o número da conta bancária. Infelizmente estas práticas estão ficando cada vez mais corriqueiras, porém o que quero salientar é o uso das verdades bíblicas de forma errônea e as transformando em mentiras e influenciando os ouvintes a acreditar e seguir o que a igreja cristã classifica como falsa doutrina.
A nível de esclarecimento, todos devem entender que não existe:
"MEU DÍZIMO E MINHA OFERTA!" ou "EU DOU... MEU DÍZIMO... MINHA OFERTA"
Os dízimos e as ofertas são do Senhor Deus e eles não se tornam dEle apenas depois que são consagradados (colocados na urna ou salva de ofertas), mas sempre, pois tudo pertence a Deus.
E nós não DAMOS dízimos e ofertas, na verdade nós DEVOLVEMOS a Deus o que é dEle!
O rei Davi disse em 1 Crônicas 29. 10-14:
"Então, ali em frente de todo o povo, o rei Davi louvou a Deus, o Senhor. Ele disse: Ó Senhor, Deus do nosso antepassado Jacó, bendito sejas para sempre! Tu és grande e poderoso, glorioso, esplendido e majestoso. Tudo o que existe no céu e na terra pertence a ti; tu és o Rei, o supremo governador de tudo. Toda a riqueza e prosperidade vêm de ti; tu governas todas as coisas com o teu poder e a tua força e podes tornar grande e forte qualquer pessoa. Agora, nosso Deus, nós te agradecemos e louvamos o teu nome glorioso. No entanto, o meu povo e eu não podemos, de fato, te dar nada, pois tudo vem de ti, e nós somente devolvemos o que já era teu."
Quando a Bíblia menciona o ato de dizimar, ela estabelece um mandamento divino. Deus ordena em Malaquias 3.10 que a décima parte da renda do seu povo deve ser entregue para a manutenção de sua obra.
Deus entrega 100% aos seus filhos e exige que estes devolvam 10% em atitude de obediência, amor, gratidão e intimidade.
Ao conhecermos a verdade bíblica de que tudo pertence a Deus passamos entender que dos 100% que são confiados ao seu povo, 90% deverão ser administrados da melhor maneira possível. Esses 90% são também de Deus, porém Ele os entregou para que seus filhos cumpram seus deveres e também possam usufrui-lo para o seu bem estar.
As ofertas também são devolvidas como o dízimo, porém fazem parte da administração dos 90%.

Dizimar é um ato de fé obedecendo um mandamento.

Ofertar é um ato de fé obedecendo um desejo voluntário.

Você cristão que sabe que dizimar e ofertar é uma prática dos filhos de Deus que cooperam para a expansão do reino de Deus tenha em mente que:
DÍZIMOS E OFERTAS SÃO DEVOLVIDOS À DEUS!
        O ato de devolver o dizimo deve ser realizado na igreja em que a pessoa congrega para ajudar na manutenção do lugar em que ela se alimenta (ouve a palavra). Como você congrega em um lugar, participa da ceia do Senhor, exerce algum ministério e devolve o dízimo em outro lugar? 
Pare de dizer "MEU" e "MINHA", pois na verdade se temos alguma coisa é porque somos apenas administradores e que apesar de ser uma coisa aparentemente simples, quando nos expressamos trazemos a tona o que está no nosso coração; no caso dos dízimos e ofertas o que deve encher nossas atitudes são estas quatro palavras que em breve pretendo também fazer uma reflexão: “OBEDIÊNCIA, AMOR, GRATIDÃO e INTIMIDADE.”

Autor: Pastor Paulo Francisco


Nenhum comentário:

Postar um comentário