segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

O prêmio da renovação

Nova tradução na Linguagem de Hoje

É preciso que o coração e a mente de vocês sejam completamente renovados.
Efésios 4.23
O ser humano possui uma mente antes e outra depois de conhecer a verdade de Cristo Jesus nosso Senhor. Uma verdade simples, porém ignorada por muitos que pensam que crer no Evangelho é somente trocar de religião, ou seja, neste prisma trocar de roupa ou escolher o que comer estão no mesmo patamar. Não podemos continuar os mesmos depois da graça redentora mostrar-nos o caminho certo e como aplicar as verdades para chegarmos ao lar eterno. Coração e mente são os pontos chaves para que não percamos as bênçãos que a verdade nos trás e eles devem ser completamente renovados. Veja só, a mente e o coração não são parcialmente, um pouco ou muito renovados, mas “COMPLETAMENTE”, e isto é, algo que não há como barganhar ou dar um jeitinho[1], pois em relação ao divino não há dualidade de adoração ou possibilidade de servir outro senhor e Ele ao mesmo tempo[2]. Emoção e razão devem andar conjuntamente com a fé e assumir a postura de uma nova pessoa[3] em Cristo, ou seja, as coisas velhas[4] não devem mais influenciar a vida de quem anda nos princípios do Evangelho. A mente e o coração que estão no pecado pensam e sentem o pecar e a boca é pega constantemente lançando para fora do que esta cheio o interior[5] e é isso que o Apóstolo Paulo  exorta a vencer mostrando que o caminho é a transformação pela completa renovação dos sentidos que devem estar após a entrega do senhorio da vida individual a Cristo debaixo da ótica das Boas Novas. Nós que somos cristãos devemos aplicar a Palavra em nosso viver e isso significa que a cada dia que enfrento a oportunidade de tomar decisões irei analisar o que os ensinos bíblicos e o Senhor Espírito Santo me orientaram a fazer e ai sim, irei tomar a decisão mais acertada. Renovação neste contexto bíblico significa ser diferente do mundo e passar a se parecer com Cristo e ser seguidor na prática e não somente em palavras, pois as atitudes, decisões, convivência, discurso, pensamento e as emoções serão reescritos segundo a liberdade[6] que conhecer o Redentor entregou a todo cristão. Tal renovação declara para um mundo sedento da verdade que existe a possibilidade de sair do lodo do pecado e participar da liberdade de Cristo, que apesar de alguns escandalizarem o bom caminho do Evangelho ainda existem cristão que honram e glorificam o nome de Jesus e são um referencial a ser seguido, e acima de tudo jamais trocarão as bênçãos permanentes pelas transitórios, pois o premio da renovação não trás mudança somente aqui em nosso meio, mas determina o futuro glorioso que é viver eternamente na presença de Deus!


Autor: Pastor Paulo Francisco[7]



[1] Dar um jeitinho é sinônimo de suborno ou realização de coisa fora das regras para conquistar algo que é importante para alguém.
[2] Jeremias 7.8; Sofonias 1.5; Isaias 42.8 e Mateus 6.24 nos dão uma clara referência sobre a exclusividade em servir a Deus.
[3] 2 Coríntios 5.17: “Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa; acabou-se o que era velho, e já chegou o que é novo.
[4] Hábitos, costumes e até mesmo filosofias e pensamentos que são contrários ao cristianismo.
[5] Em Mateus 12.34-37 o Senhor Jesus fala sobre cuidado com as palavras e o julgamento para que não se preocupa com isso: “Ninhada de cobras venenosas! Como é que vocês podem dizer coisas boas se são maus? Pois a boca fala do que o coração está cheio. A pessoa boa tira o bem do seu depósito de coisas boas, e a pessoa má tira o mal do seu depósito de coisas más. – Eu afirmo a vocês que, no Dia do Juízo, cada pessoa vai prestar contas de toda palavra inútil que falou. Porque as suas palavras vão servir para julgar se você é inocente ou culpado.
[6] João 8.32,36: “e conhecerão a verdade, e a verdade os libertará.” –  “Se o Filho os libertar, vocês serão, de fato, livres.
[7] Escritor, poeta, Bacharel em Teologia e Direito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário