sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

A arte de viver nos propósitos de Cristo

Nova tradução na Linguagem de Hoje
Sejam sempre humildes, bem educados e pacientes, suportando uns aos outros com amor.
Efésios 4.2
Desempenhar bem algo é o desejo de quase todas as pessoas... Tal afirmação faz voltar os pensamentos para a vida profissional ou educacional, ou ainda a virtude de discursar, ou também o ato sexual (esse nem se fala!), e ainda o que massageia o ego – “STATUS” – ai vemos finanças, fama, liderança etc... Isso tudo é porque podemos neste momento permear a arte de viver e o desejo de destaque em volto ao passageiro, mas o que dizer em relação ao cristianismo? A arte de viver nos propósitos de Cristo está sendo buscada em minha vida? Estou desempenhando bem as coisas que me são ensinadas pelas Escrituras? Estou aplicando-as a cada dia? Atitude humilde, educação e paciência são virtudes que são aprimoradas a cada dia que vivo o viver de Deus e que requer a convivência para que sejam demonstradas e não simplesmente poetizadas. Conviver dentro de tal contexto liga-se ao verbo suportar que conjugado no gerúndio trás um recado especial a todo o cristão – “AÇÃO PERMANENTE” – ou seja, suportando com amor é o que configura a arte de viver nos propósitos de Cristo e de revelar ao mundo o que realmente é ser discípulo do profeta da Galileia, cuja obra redentora transformou, transforma e transformará toda pessoa que crê! Relacionar-se requer muito mais que palavras bonitas, cursos, workshop, terapias etc (Não estou desmerecendo o valor positivo de tais ferramentas), tal feito é fruto de uma arte que envolve conhecimento próprio e auxilio divino, pois não é tarefa simples e por demasiadamente tida como fácil quando comparada a escolha de uma roupa ou uma alimentação. Estar envolvido com pessoas em diferentes níveis[1] requer a – “prática do suportar!” – e o cristianismo confere através da Palavra de Deus e a ação do Espírito Santo a capacidade de entender e viver essa prática. Ser cristão requer amor e quando se medita sobre tal amor compreende-se que ele está relacionado a Deus em primeiro lugar e em segundo plano, mas não menos importante, a forma dualística que mostra que eu tenho que me amar e também amar o próximo como amo a mim mesmo. Pelo fato de me amar suporto muitas coisas que faço (“E como suporto!”), mas quando o prisma se volta para o outro qual é minha posição? Muitos se apostatam da fé com o pretexto de não cumprir a regra áurea de suportar... Pense... Se eu estiver nervoso (a) eu gostaria de ser compreendido ou massacrado? Gosto ser ignorado ou apreciado? Viver nos propósitos de Cristo é a chave para compreender o real significado do suportar e ainda, a força que capacita a pratica-lo. Suportar e amar são verbos que expressam a essência do cristianismo, são companheiros inseparáveis da pessoa cristã dentro do chamado para servir a Deus através do Evangelho que na cruz ensina que todos aqueles que creem são restaurados em relação a Criador (vertical) e na maneira de se comportar diariamente aplicando a verdade da Palavra no relacionado com o próximo mostra na horizontal a nova vida e a filiação recebida. Suportar ou não suportar eis a questão?


Autor: Pastor Paulo Francisco[2]




[1] Casamento, Família, parentes, vizinhos, trabalho, estudo, meios de transporte, ambientes de lazer etc
[2] Escritor, poeta, Bacharel em Teologia e Direito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário