segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Distância e inimizade: Passado ou realidade?


Texto bíblico na Nova Tradução na Linguagem de Hoje


Paulo Francisco dos Santos[1]

Antes, vocês estavam longe de Deus e eram inimigos dele por causa das coisas más que vocês faziam e pensavam. Mas agora, por meio da morte do seu Filho na cruz, Deus fez com que vocês ficassem seus amigos a fim de trazê-los à sua presença para serem somente dele, não tendo mancha nem culpa.
Colossenses 1.22


Passado ou realidade no quesito distância e inimizade é uma questão atualíssima, pois o relacionamento com Deus é algo de suma importância para todo ser humano. Vivemos os dias em que falar sobre Deus é bonito e até dá “STATUS” dizer palavras do tipo: “Deus é tudo!” Ou ainda, de forma equivocada, grotesca ou blasfema mesmo: – “O cara lá de cima olha por mim!” – são tantos e tantos que mencionam Deus... Deus... E Deus... Mas estão distantes dEle e porque? Em meio a tantos que falam de Deus e aparentemente o conhecem (mesmo de forma superficial) como pode ser um tema deste ser verdade? Alguns perguntam: Mas porque Deus não está comigo? Eu sou tão bom/boa? A mente deturpada deste mundo transitório afirma que se eu fizer alguma coisa nos termos de caridade, benevolência e doação à aqueles que estão necessitando eu terei crédito (mérito) diante de Deus e assim, sou aceito pela força, autoridade e realização do meu glorioso e bom coração. Ilusão de ordem humana e satânica! Coisas boas não apagam as coisas más que são cotidianas na vida transitória. Mas o que é uma coisa má? Vai de uma simples mentirinha (tida como inofensiva) à coisas monstruosas, do tipo assassinato etc. Em primeira instância ao ler que estou distante de Deus e sou seu inimigo soa como algo que fere o coração, porém, tentar camuflar a realidade para evitar a dor da verdade produz apenas o aumento de tal situação, pois para reverter à distância e a inimizade é necessário acreditar naquilo que foi realizado por Deus para tal fim – “A morte vicária[2] de Cristo Jesus!” O apóstolo Paulo ao escrever a carta à igreja de Colossos adota o tempo verbal no passado para descrever a distância e a inimizade de Deus, pois eles compreenderam que é pela morte da cruz que as pessoas se tornam aceitas por Deus. Assim, os colossenses tornaram-se amigos, receberam a presença divina, passaram a pertencer somente a Ele e o pecado que é descrito como culpa e mancha foi removido para dar lugar ao que as Escrituras dão o titulo de nova pessoa[3], e isso é uma realidade também na vida de toda pessoa que crê no poder do Evangelho de Cristo Jesus nosso Senhor. A verdade exposta neste versículo é que o desejo de Deus para a humanidade é que a distância e a inimizade em relação com Ele deve ser uma situação no tempo pretérito e não uma atualidade, porém cabe a cada pessoa que ouve as boas novas decidir sobre o que configura o tema de nossa reflexão: “DISTÂNCIA E INIMIZADE: PASSADO OU REALIDADE? Sua escolha é importantíssima para você, pois determinará seu relacionamento com Deus. Permanecer distante e inimigo não é uma situação permanente, mas relativa ao posicionamento que cada pessoa irá ter. Cabe agora a seguinte questão: Qual é o seu posicionamento?



SP, Janeiro de 2014.




[1] Pastor, escritor, poeta, Teólogo e bacharel em direito.
[2] Morte vicária de Cristo Jesus é a morte de substituição, ou seja, Jesus ao morrer na cruz trocou de lugar (substituiu) toda a pessoa que crer, perdoando seus pecados, restaurando a comunhão com Deus, restabelecendo amizade e trazendo para perto.
[3] 2 Coríntios 5.17: “Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa; acabou-se o que era velho, e já chegou o que é novo




Nenhum comentário:

Postar um comentário